BIOSITE.COM Cooperativa para a agricultura biológica, CRL


A Biosite.com, CRL


A Biosite.com, CRL, Cooperativa sem fins lucrativos propõe-se de um modo geral, à facilitação de actividades que promovam a cidadania, a participação activa dos cidadãos e a defesa do ambiente.
Assim propomos a realização de actividades que se inserem nesta visão e que de seguida passamos a expor:

1- Hortas urbanas em baldios ou terrenos cedidos, com apoio da nossa equipa já com experiência na realização deste tipo de programas, com distribuição de talhões à população interessada, incluindo formação desta e planificação do projecto dos espaços a melhorar paisagisticamente e ambientalmente, o que inclui um manual de utilização com as regras de utilização e a redução de custos dado serem os próprios cidadãos a manter o espaço.

2- Na sequência ou independentemente da inicativa anterior:
Criação de um Programa de Recolha Selectiva de Resíduos Orgânicos, com apoio da nossa equipa já com experiência na realização deste tipo de programas. Propõe a distribuição de compostores à população alvo, a definir segundo critérios a desenvolver, incluindo a formação e monitorização necessárias ao êxito do programa. A sua execução inclui espaços privados, como moradias, mas também, como revalorização do espaço publico, jardins, parques, hortas urbanas e escolares.

3- Apoio à planificação na Gestão dos Espaços Verdes existentes sustentavelmente, com óbvia redução de custos e com a inclusão de uma vertente de animação dos próprios espaços.

4- Formação e workshops para os cidadãos, em vertentes como “Cultura” ou “Como fazer uma horta ou Compostagem” e que incluem temáticas como a nutrição e a prevenção da obesidade adulta e infantil, doenças cardiovasculares, diabetes etc., e que é passível de parcerias com as entidades interessadas na sua redução e outras que poderão vir a desenvolver-se.

5- Comercialização de produtos das hortas pela cooperativa num espaço que forneceria produtos alimentares biológicos com qualidade superior a baixos preços, visto a cooperativa ser produtora de bens alimentares.


Conceito Bem Estar

Promovemos o Bem Estar com uma atitude perante a vida que contribua para uma actuação holística de cada um de nós, onde actos positivos são valorizados para o individuo mas também para toda a comunidade universal.

Assim, cada uma das nossas acções proporcionar-lhe-á Bem Estar a si e aos seus mas também satisfação por fazer parte de uma rede que o alarga à comunidade de uma forma socialmente justa e ambientalmente correcta.
Como?
Proporcionamos-lhe uma série de serviços integrados que cumprem este desígnio:

1- A Base da Vida: Obtenção de energia – nutrição saudável em vários formatos e níveis
1.1 – Entrega em empresa ou ao domicílio de uma gama de produtos alimentares frescos e transformados (garantida a tracibilidade, a frescura e a pureza na origem), biológicos e socialmente justos, a preços razoáveis através de catálogo via internet e feed back com encomenda pela mesma via. Nós também somos produtores.
1.2 – Entrega em empresa ou domicílio de refeições rápidas a 7- 8 euros bio e nutricionalmente equilibradas vegetarianas também.
1.3 – Venda destes produtos em dois pontos na área de Lisboa (para já): Rua D. Pedro V, nº 3 (ao Bairro alto/Príncipe Real) e outro local menos central a designar.
1.4- Cursos e workshops sobre culinária e nutrição saudável

2- Mais Bem Estar

2.1 - Achamos que, sempre que possível, devemos produzir a nossa comida ou equivalente.
Assim proporcionamos-lhe:
2.1.1- Consultoria e apoio técnico na elaboração de projectos sustentáveis de desenvolvimento rural/urbano, agrícola/florestal ou de espaços verdes e jardins-horta bio.
2.1.2 – Manutenção de todos este tipos de espaços de uma forma dinâmica em que o seu projecto possa ainda ter uma componente de ecoturismo e educação ambiental de forma a torná-lo economicamente rentável.
2.1.3 - Cursos e workshops em várias temáticas desde como fazer uma horta bio em varandas, a Gestão sustentável de espaços verdes até às podas e manutenção dos espaços.
2.14 - Educação ambiental para pequenos e crescidos… coisas giras como os bruxinhos que é uma workshop em formato de festa de aniversário onde fazem porções mágicas!

3- E ainda mais Bem Estar….

E já que a sua saúde e a possibilidade de intervir ao nível social e ambiental de uma forma preventiva está assegurada por si, com a nossa ajuda, propomos-lhe relaxar e exercitar de uma forma que concorra para o seu crescimento pessoal:
3.1 - Cursos e prática de yoga (em casa ou nas nossas instalações)
3.2 - Massagens várias (em casa ou nas nossas instalações)
3.3- Caminhadas (em locais que ainda são fantásticos!)



Comentários

  1. Olá!
    em primeiro lugar parabéns pela iniciativa! identifico-me totalmente com a vossa maneira de pensar e agir em prole da mudança de hábitos adopção de modos de vida mais sustentáveis. :)
    Sou pos graduada em AB mas o meu caminho atá agora tem seguido outros trilhos e outras aprendizagens, pelo que de facto não tenho muita experiencia no terreno, além de ter um pai agricultor pioneiro na AB na Ilha da Madeira já lá vão uns 20 anos.
    Assim sendo, e a razão do meu contacto é na verdade saber como fazem a distribuição de talhões à população interessada (como vejo neste vosso artigo - ponto 1)? e saber como o conseguem fazer? Estabeleceram protocolos com alguma entidade?
    Obrigada e todo o sucesso para este vosso projecto!
    Aaguardo a vossa resposta,
    Obrigada.

    Márcia Rocha

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Louva-a-Deus como auxiliar na horta

ÁRVORES FLORESTAIS AUTOCTÓNES DA REGIÃO DA ESTREMADURA

PROPRIEDADES DE FRUTOS