PROPRIEDADES ALIMENTARES DE HORTÍCOLAS


Couve-Repolho (Brassica oleracea)
Cabbage

Vegetal muito utilizado em sopas, conservas, acompanhamentos, massas, etc. Cozinhada ou em saladas. Como se conservava facilmente, foi um vegetal particularmente utilizado antes da invenção da refrigeração como meio de conversação de alimentos frescos. Cultura e colheita entre os meses de Outubro e Maio.


Couve-Bróculo (Brassica oleracea)
Brocoli

Originária da Europa, a Couve-brócolo tem um importante uso na medicina tradicional, graças ao seu elevado teor de cálcio. É um bom construtor e formador dos ossos e dos dentes. Ajuda a evitar o cancro da próstata se consumido pelo menos três vezes ao dia. Cultura e colheita entre os meses de Outubro e Maio.


Couve-Flor (Brassica oleracea)
Cauliflower

Originária da Ásia Menor, foi levada para a Europa no começo do século XVI. É reguladora do trânsito intestinal pela grande quantidade de fibras, sais minerais, cálcio, potássio, enxofre, sódio, fósforo, magnésio, ferro e vitaminas. É indicada para quem segue uma dieta saudável. Cultura e colheita entre os meses de Setembro e Maio.


Rabanete (Raphanus sativus)
Ratish

É fonte de vitamina C, niacina e cálcio, fósforo e ferro. Cru e bem lavado, o rabanete limpa os dentes. É expectorante, estimulante da digestão, purificador do sangue, dos rins e da bexiga. Cultura e colheita entre os meses de Outubro e Maio.

Nabo (Brassica rapa)
Turnip

Não se sabe a origem mas era um alimento comum entre os gregos e os romanos. Refrescante, rico em nutrientes e fácil de preparar, cru ou cozido. As folhas do nabo são ricas em vitaminas A, B, C e suas fibras contribuem para regularizar o funcionamento intestinal. Cultura e colheita entre os meses de Outubro e Maio.



Rucula (Eruca sativa)
Arugula

Possui um sabor muito forte, picante e amargo, originária do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental. Com propriedade estimulante do apetite, é nutricionalmente rica em proteínas, vitaminas A e C, e sais minerais, principalmente cálcio e ferro. Contém ómega 3 e é pobre em calorias.

Tem várias propriedades medicinais: depura o sangue, melhora a gengivite, as funções orgânicas, cuida da bronquite, tosse ou qualquer outra afecção pulmonar. Como contém muita vitamina C, combate o escorbuto e é diurética. Seu óleo essencial contém também nitrogênio.




Beringela (Solanum melongena)
Eggplant

Tal como o tomate é um fruto. Rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que actuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo a arteriosclerose. Também ajuda a prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo. Cultura e colheita de Abril a Setembro.

Cultura e colheita de abril a setembro.



Pimento (Capsicum annum)
Sweet pepper

Podem ser consumidos em fresco ou cozinhados, verdes ou maduros, congelados ou desidratados. O pó de pimento é muito utilizado como corante e aromatizante na culinária e na indústria alimentar, (ingrediente do caril). Tem uma concentração elevada de vitamina C que varia conforme o grau de maturação. Cultura e colheita de Abril a Setembro.



Batata (Solanum tuberosum)
Potato

A batata é originária do Peru e é um dos vegetais mais utilizados no mundo. Rica em carboidratos, a batata é grande fonte de energia. Contém ainda sais minerais, vitamina C e B, em pequenas quantidades. Cultura e colheita entre Outubro e Junho.

Cultura e colheita de fevereiro a julho.




Tomate (Solanum lycopersicum)

Tomato

Originário da América Central e do Sul, o tomate é na verdade um fruto. É rico em licopeno e contém vitamina A, B e C e minerais como o fósforo, potássio, ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração destes nutrientes. Alguns estudos comprovam sua influência no tratamento de cancro. Cultura e colheita de Abril a Setembro.

Alface (Lactuca sativa)
Lettuce

Originária do Leste do Mediterrâneo. A alface contém ferro, mineral com importante papel no transporte de oxigénio no organismo. É rica em fibras, que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo. Cultivada todo o ano.

Cultura e colheita todo o ano.


Fava (Vicia faba)
Broad bean

A sua origem é desconhecida e duvidosa, alguns autores admitem localizá-la no sudoeste asiático e outros, na zona do mediterrâneo. Este legume é muito nutritivo quando maduro, em proteínas e hidratos de carbono. O seu valor energético é de cerca de 340 calorias por 100 g. Cultura e colheita de Outubro a Maio.





Ervilha (Pisum sativa)
Green pea

A Ervilheira tem a sua origem na Ásia Central e na Europa. Rica em vitaminas K1, C, B1, A e B6. Sais minerais como cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre, que ajudam na formação dos ossos, dentes e sangue, no vigor do sistema nervoso e equilíbrio interno do organismo. Cultura e colheita de Outubro a Maio.

Feijão-Frade (Vigna unguiculata)
Cowpea

Este tipo de feijão constitui a base alimentar de muitas populações rurais devido ao seu elevado valor nutritivo a nível proteico e energético e à sua fácil adaptação a solos de baixa fertilidade e com períodos de seca prolongada. É uma boa fonte de fibras que contribuem para a redução do nível de colesterol. Cultura e colheita de Abril a Setembro.




Grão-de-Bico (Cicer arietinum)
Calvance Pea

Rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e magnésio. Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. Prevenção de doenças cardiovasculares e no tratamento de vários tipos de anemia. Cultura e colheita de Abril a Setembro.




Espinafre (Spinacia oleracea)
Spinach

Originária do centro e sudoeste da Ásia. Tem grande conteúdo em ferro e alto índice de ácido oxálico, que pode interferir na absorção do cálcio em leite e derivados. O consumo de grandes quantidades de pode causar um efeito tóxico. Cultivado entre Outubro e Junho


Acelga (Beta vulgaris)
Chard

Na antiguidade era utilizada pelos romanos, egípcios e gregos. Tem quantidades consideráveis de niacina, vitamina A e C e ésteres do ácido oxálico, que pode prejudicar a absorção de cálcio pelos ossos. Pode ser usada nas micoses, cicatrizes e cálculos biliares. É antioxidante, auxilia o fígado e é utilizada nas doenças circulatórias. Cultura e colheita todo o ano.



Alho ( Allium sativum)
Garlic

É utilizado desde a antiguidade na composição de medicamentos pelas propriedades anti-microbianas e os efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea, vitaminas A, B2, B6, C, aminoácidos, sais minerais ferro, silício, iodo. Eficaz no tratamento de hipertensão leve, redução dos níveis de colesterol, prevenção da arteriosclerose e doenças infecciosas. Cultura e colheita entre Novembro e Julho.


Cebola (Allium cepa)
Onion

Com origem no centro da Ásia. Tem muitas vitaminas, fósforo, cálcio, sódio, silício e magnésio. Os flavonóides têm efeitos como anti-oxidantes, anti-inflamatório, protector cardíaco, analgésico, anti-alérgico, anti-câncer, anti-diabético, anti-úlcera, entre outros. Cultura e colheita entre Outubro e Junho.





Cenoura (Daucus carota)
Carrote

As Cenouras são grandes fontes de fibra dietética, antioxidantes, minerais e βeta-caroteno. Esta última é responsável pela cor alaranjada, característica do vegetal. É também uma provitamina A, melhorando a visão, o bom estado da pele e das mucosas. Cultivada todo o ano.





Alho francês (Allium porrum)
Leek

Pertence à mesma família das cebolas e alhos. Adapta-se facilmente a qualquer tipo de solo, ainda que prefira solos pouco ácidos ou neutros e bem drenados. Tem propriedades benéficas para a digestão, rins e intestinos, tensão alta, prevenção de gripes e constipações e redução do nível de colesterol.





Melancia (Citrullus lanatus)
Water melon

É muito nutritiva, com hidratos de carbono, beta-caroteno, provitamina A e vitaminas do complexo B e C, cálcio, fósforo, ferro e muita água. O licopeno e glutationa, em abundância, protegem o organismo contra o câncer e a oxidação celular. Auxilia na pressão alta, reumatismo ou gota. O sumo de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Cultivo e colheita entre Abril e Setembro.






Melão (Cucumis Melo)
Melon

Originário do Médio Oriente. Com muita água, sabor suave e doce, é uma fruta muito apreciada. Abundante em fibras, beta-caroteno, vitaminas C, B e cálcio, é indicado para doentes cardíacos e afecções do fígado. É fortificante, calmante, diurético e eficaz na coagulação do sangue. As sementes, tostadas e salgadas, podem ser consumidas. Cultivo e colheita entre Abril e Setembro


Abóbora (Cucurbita pepo)
Pumpkin

Originária da América. É um fruto rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo, possui poucas calorias e é de fácil digestão. O sumo das flores é bom para o estômago e para a dor de ouvido. As folhas e flores pisadas, tratam inflamações da pele. As sementes trituradas em sumos, são úteis contra a febre e inflamações das vias urinárias. Cultivada todo o ano.




Courgette (Cucurbita pepo var. zuchino)
Zuchini

É um fruto que se colhe ainda verde. De fácil digestão, rico em niacina, além de ser fonte de vitaminas do complexo B e possui poucas calorias. Tem propriedades muito semelhantes à abóbora mas com um sabor muito mais suave. Cultura e colheita entre Março e Outubro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Louva-a-Deus como auxiliar na horta

ÁRVORES FLORESTAIS AUTOCTÓNES DA REGIÃO DA ESTREMADURA

PROPRIEDADES DE FRUTOS