PROPRIEDADES DE FRUTOS

CITRINOS (Citrus spp.)
Os Citrinos são árvores folhosas, de folha persistente.
FAMÍLIA: Rutaceae
GÉNERO: Citrus
ORIGEM: Ásia
PROPRIEDADES: Por ter muita vitamina C, os citrinos tornam o organismo mais resistente às infecções e dão saúde às gengivas. Possui propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater stress e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de cancro.




PESSEGUEIRO (Prunus pérsica)
Os Pessegueiros são árvores folhosas, de folha caduca.
FAMÍLIA: Rosaceae
GÉNERO: Prunus
ORIGEM: China
PROPRIEDADES: Contem grande quantidade de vitamina A, que nos frutos, é útil para a protecção da vista, pele e auxiliar no crescimento. Rico em niacina, que é uma vitamina que actua na digestão, além de estimular o apetite.



AMEIXEIRAS (Prunus domestica)
As Ameixeiras são árvores folhosas, de folha caduca.
FAMÍLIA: Rosaceae
GÉNERO: Prunus
ORIGEM: Ásia menor.
PROPRIEDADES: As ameixas têm muito potássio e fósforo. Podem ser usadas em todas as dietas de doenças do aparelho circulatório, rins e fígado, na gota e no reumatismo.


NESPEREIRA (Eriobotrya japónica)
As Nespereiras são árvores folhosas, de folha persistente.
FAMÍLIA: Rosaceae
GÉNERO: Eriobotrya
ORIGEM: China
PROPRIEDADES: A Nêspera tem alto teor de açúcar, acidez e pectina. Em calda, são usados na medicina tradicional chinesa como expectorante para a garganta. São úteis na limpeza dos rins e problemas no intestino. Auxiliam na cura de inflamações internas do organismo.





DIOSPIREIRO (Diospyrus kaki)
Os Diospireiros são árvores folhosas, de folha caduca.
FAMÍLIA: Ebenaceae
GÉNERO: Diospyrus
ORIGEM: China.
PROPRIEDADES: Tem poucas calorias e possui vitaminas A, B1, B2 e E, além de cálcio, ferro e proteínas. O Dióspiro auxilia no funcionamento intestinal devido ao tipo de fibras. É rico em betacaroteno, com acção sobre os dentes, pele, olhos, unhas, cabelos e na defesa do organismo.



FIGUEIRA (Ficus carica)
As Figueiras são árvores folhosas, de folha caduca.
FAMÍLIA: Moraceae
GÉNERO: Ficus
ORIGEM: Região Mediterrânica
PROPRIEDADES: O figo é útil na protecção e rejuvenescimento do organismo, para prisões de ventre, limpeza dos rins e na digestão. Também é indicado para pessoas com problemas dos brônquios, gripes e constipações. Na medicina caseira é usado para expulsar parasitas dos intestinos em crianças.






AVELEIRA (Corylus avellana)
As Aveleiras são árvores folhosas, de folha caduca.
FAMÍLIA: Betulaceae
GÉNERO: Corylus
ORIGEM: Europa, Ásia Menor e América do Norte.
PROPRIEDADES: As avelãs têm muita vitamina E. Útil como antioxidante, prevenção de doenças cardíacas e cancro nas veias e artérias, e também para reduzir o colesterol. As avelãs podem equilibrar a pressão sanguínea e são boas para o desenvolvimento dos ossos.



ABACATE (Persea americana)
Os Abacateiros são árvores folhosas, de folha persistente.
FAMÍLIA: Laureaceas
GÉNERO: Persea
ORIGEM: América do Sul.
PROPRIEDADES: Com varias características para a aplicação cosmética. É rica em açúcares e vitaminas, sendo das frutas que tem mais proteínas. É muito apreciado em saladas ou para confecção de molhos.




OLIVEIRA (Olea europaea)
As Oliveiras são árvores folhosas, de folha persistente.
FAMÍLIA: Oleaceae
GÉNERO: Olea
ORIGEM: Região mediterrânica.
PROPRIEDADES: O óleo era usado como para hidratação do corpo e cabelo, combustível e alimentação. A azeitona possui um óleo que é rico em ácidos gordos saudáveis, excelente para aumentar o bom colesterol. Também possui vitaminas: A, C, B1 e B2 e também sais minerais: fósforo, potássio, sódio e silício.




PEREIRAS (Pyrus communis)
As Pereiras são árvores folhosas, de folha caduca.
FAMÍLIA: Rosacea
GÉNERO: Pyrus
ORIGEM: Sul da Europa e médio Oriente.
VARIEDADES: Pera Água; Sela Linda; Beurre Hardy; Rocha.
PROPRIEDADES: A pêra tem grandes quantidades de vitaminas B1, B2 e B3, que regulam o sistema nervoso, o aparelho digestivo e fortifica o coração. É ideal para dietas, devido ao baixo valor calórico. Também útil em tratamentos do coração e na formação dos ossos, dentes e sangue. Ajudam no equilíbrio interno e vigor do sistema nervoso.



ROMÃZEIRA (Púnica granatum)
As Romãzeiras são árvores folhosas, de folha caduca.
FAMÍLIA: Lythraceae
GÉNERO: Punica
ORIGEM: Oriente central.
PROPRIEDADES: A romã tem uma alta concentração de anti-oxidantes, sendo uma das frutas mais nutritivas. Contém cálcio, potássio e ferro, que ajudam a proteger o corpo contra doenças cardíacas, diabetes, artrite reumatóide e cancro. A romã também retarda o processo de envelhecimento e ajuda a eliminar as gorduras na digestão.



AMENDOEIRA (Prunus dulcis)
As Amendoeiras são árvores folhosas, de folha caduca.
FAMÍLIA: Rosaceae
GÉNERO: Prunus
ORIGEM: Originária do médio Oriente.
PROPRIEDADES: É muito utilizada na indústria de cosméticos. É benéfica contra a acidez ou úlcera do estômago. Também indicada na diarreia das crianças, na bronquite, na pneumonia, nas inflamações das vias urinárias, nos cálculos renais e da vesícula.



MACIEIRAS (Malus domestica)
As Macieiras são árvores folhosas, de folha caduca.
FAMÍLIA: Rosacea
GÉNERO: Malus
ORIGEM: Europa e Médio Oriente.
PROPRIEDADES: O consumo regular de maçã é excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, recomendada de uma por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca.




ALFARROBEIRA (Ceratonia siliqua)
As Alfarrobeiras são árvores folhosas, de folha persistente.
FAMÍLIA: Fabaceae
GÉNERO: Ceratonia
ORIGEM: Região mediterrânica.
PROPRIEDADES: Do fruto da alfarrobeira tudo pode ser aproveitado, Da semente extrai-se a goma, para aditivo alimentar, farmacêutica, têxtil e cosmética. A vagem é utilizada em varias preparações culinárias e também na alimentação animal pelo seu muito agradável sabor, semelhante ao cacau, além das altas qualidades nutritivas





NOGUEIRA (Juglans regia)
As Nogueiras são árvores folhosas, de folha caduca.
FAMÍLIA: Fagales
GÉNERO: Juglans
ORIGEM: Europa e Ásia.
PROPRIEDADES: Muito tónicos, rico em taninos e altamente ricos em nutrientes, os frutos são especialmente apreciados e úteis quer pelo valor medicinal quer como alimento. A casca verde pode ser utilizada para tingir tecidos e os cabelos.




MARMELEIRO (Cydonia oblonga)
Os Marmeleiros são árvores folhosas, de folha caduca.
FAMÍLIA: Rosaceae
GÉNERO: Cydonia
ORIGEM: Ásia.
PROPRIEDADES: É uma árvore melífera. Muito apreciada para utilização no preparo de doces e compotas pelas grandes quantidades de pectina. Ácido e adstringente, é muito eficaz no tratamento de afecções dos intestinos e estômago.



CEREJEIRAS (Prunus avium)
As Cerejeiras são árvores folhosas, de folha caduca.
FAMÍLIA: Rosaceae
GÉNERO: Prunus
ORIGEM: Ásia.
VARIEDADES: Burlate; Super burlate.
PROPRIEDADES: As cerejas contem proteína, cálcio e ferro e vitaminas A, B e C. Ao natural, tem propriedades refrescantes, para limpeza dos rins e prisão de ventre. Deve ser evitado o consumo em excesso. O cultivo deve ser em regiões frias, pois necessitam de exposição ao frio para que possam produzir.




Autoria: Tito Lopes (Biosite.Com)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Louva-a-Deus como auxiliar na horta

ÁRVORES FLORESTAIS AUTOCTÓNES DA REGIÃO DA ESTREMADURA