sábado, 11 de setembro de 2010

HORTAS URBANAS EM VARANDAS, MARQUISES, QUINTAIS

Young Urban Farmers




Christopher Wong, Nancy Huynh e Jing Loh são três recém-licenciados da Universidade de Queens que, no início de 2009, investiram quatro mil euros num negócio próprio.

Esta história seria igual a tantas outras, não fosse o mercado em que a Young Urban Farmers, a sua empresa, actua: as hortas urbanas.

O projecto é simples e foi explicado recentemente no The Globe and Mail: tendo como pano de fundo a cada vez maior apetência das pessoas em aliarem as suas práticas sustentáveis aos hábitos culinários, os três sócios propõe transformar os jardins, terraços, sótãos ou espaços perdidas das casas em pequenas hortas.

A Young Urban Farmers actua em Toronto e entrega aos seus clientes caixas de madeira pré-fabricadas com 1,2 metros quadrados de tamanho (como na foto), que são verdadeiras mini-hortas urbanas.

A caixa consegue plantar uma variada combinação de frutas e vegetais… as que o cliente quiser, na verdade.

O serviço completo da Young Urban Farmers custa 550 euros por estação de cultivo e inclui a caixa de madeira e todo o trabalho do dia-a-dia ou semana. Uma versão low cost, que inclui apenas a instalação inicial da caixa, desce o preço para os 230 euros.

“Reparámos que havia uma tendência no consumo e plantação de comida local e redução da pegada carbónica. Pensámos que o mercado estava mal servido [na área das hortas urbanas] e que as pessoas queriam iniciar projectos destes mas não sabiam por onde começar”, explicou Wong ao The Globe and Mail.

Depois de acções de marketing porta-a-porta e via redes sociais, sobretudo Facebook, a Young Urban Farmers começou a ganhar uma projecção local que a levou a conquistar cada vez mais clientes. E chegou aos jornais (e agora ao Green Savers).

No primeiro ano a empresa, com 25 clientes, atingiu o break even. No segundo ano o objectivo é chegar aos lucros – algo provável, uma vez que os clientes são hoje o dobro de no mesmo período de 2009.


Jornal "The Global"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Contribuidores